Logo PESQUISA | PARCEIROS | PERGUNTAS & RESPOSTAS | CONCURSOS

Bem Vindos ao Site da Etec Rubens de Faria e Souza


Cursos

Alunos

Professores

Secretaria

Dep. Pessoal

Outros Links

Redes Sociais

  • Siganos no Twitter
  • Siganos no Twitter

Email Coorporativo
Portal Click Ideia
Centro Paula e Souza


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAPITAL HUMANO
APRENDIZ PAULISTA
APRENDIZ PAULISTA
Teste Vocacional

NOSSA ESCOLA

Etec Rubens de Faria e Souza

Localizada estrategicamente ao lado da Estação Rodoviária de Sorocaba e criada em 1974, a escola vem oferecendo uma proposta didática sempre atualizada, visando à formação de profissionais preparados para um mercado em constante mudança e um Ensino Médio classificado em 1º lugar das Escolas Públicas do ENEM na cidade de Sorocaba por nove anos consecutivos (2005 a 2014).
Os laboratórios possuem desde os equipamentos básicos até os mais modernos. Aliado a essa estrutura, a Etec possui ainda um corpo docente com larga experiência e capacitação.

A ETEC Rubens de Faria e Souza possui uma tradição reconhecida na cidade e na região por seus bons serviços prestados a educação básica ( Ensino Médio) e ( Profissional ), preparando jovens e adultos para a cidadania e o mercado de trabalho. Durante a sua história tem contribuído com a melhoria das condições de vida na região, preparando profissionais na área de Mecânica, Elétrica e Alimentos, há pelo menos três décadas, desde que foi incorporada pelo Centro Paula Souza. Estamos na 4ª geração de cidadãos que procuram a U.E., atendendo pais, mães e filhos, nesta sequência e ou concomitante. Na sua história, já educou famílias inteiras.

Além dessa tradição, que por si só é importante, ela tem como subsídio consequente, a qualidade do ensino oferecido. Um esforço enorme, ao longo do tempo se estendendo ao presente, mantém essa tradição, que em parte se justifica pelo corpo docente estável, por diretores que se alternam, mas que não perdem o foco na qualidade e no crescimento do atendimento à comunidade.

Dessa maneira, a U.E. vem sempre se atualizando, sempre se colocando dentro da política pedagógica vigente no Centro Paula Souza, vigilante na aplicação das diretrizes educacionais. Atualmente todos os cursos trabalham dentro da educação por competências, orientando os projetos de ensino utilizando metodologias ativas, que premiem a formação do aluno e o atendimento à comunidade, a inter, a intra e a transdisciplinaridade, na formação do aluno, dentro da política do desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, do saber fazer, do saber ser, do saber conviver, da capacidade de enfrentar novos paradigmas, no mundo do trabalho, em constante mutação, e exigências de novas habilidades e competências, da capacidade de participar eticamente da vida em comunidade, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida da comunidade, sempre atento às necessidades de preservação do meio ambiente e responsável pelas gerações futuras.

Todo esse trabalho resulta na grande procura da comunidade pela U.E., pois a educação básica oferecida garante ao aluno egresso condições de ascender ao ensino superior além de garantir valores inerentes ao exercício pleno da cidadania e na educação profissional, alunos egressos encontram um mercado de trabalho que valoriza a formação oferecida pela escola.

A política pedagógica vigente na ETEC é a formação integral do aluno, garantindo a formação de competências necessárias para o pleno exercício da cidadania e do trabalho e, para a efetivação desta proposta, os profissionais da ETEC estão sempre atualizando suas propostas de trabalho, aprofundando as experiências positivas e corrigindo as que apresentaram respostas aquém das esperadas. Para esse trabalho, utilizam-se todos os indicadores disponíveis: os oficiais (Observatório, SAI, SAIE, Gdae, Bdcetec, Enem) e os índices da própria UE, como evasão, retenção, progressão parcial etc.

Na política pedagógica vigente na ETEC, também se premia o trabalho de gestão compartilhada, a co-gestão, onde todos, professores, funcionários e alunos, podem apresentar suas propostas, serem ouvidos e apoiados pela Direção e grupo gestor, quanto ao atendimento às necessidades para a efetivação, quando as mesmas são consideradas interessantes pela comunidade.

 

 

nossa escola

Modalidades de ensino oferecidas:

1. Ensino Médio

2. Ensino Técnico ( concomitante ou subseqüente) e suas principais características:

• Técnico em Alimentos: Habilita profissionais que planejam, executam e supervisionam os processos de conservação e de controle da qualidade de insumos, produtos intermediários e produtos finais da indústria de alimentos, bebidas, carnes, frutas, hortaliças entre outros. Executam, ainda a inspeção sanitária e controlam a qualidade de alimentos comercializados. Duração do Curso 3 módulos.

• Técnico em Nutrição e Dietética: Forma profissionais que acompanham e orientam as atividades de controle de qualidade higiênico - sanitárias e segurança do trabalho, todo o processo de produção de refeições e alimentos, acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo das refeições e alimentos, bem como, o porcionamento, transporte e distribuição das refeições. Realiza, ainda pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para avaliação nutricional, participa de programas de educação alimentar. Duração do Curso 3 módulos.

• Técnico em Mecânica: O recem formado está habilitado a elaborar projetos de mecânica e sistemas automatizados, planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e manutenção mecânicos de máquinas e equipamentos, desenvolve e controla processos de fabricação e montagem de conjuntos mecânicos, aplica ainda técnicas de medição e ensaios. Duração do Curso 4 módulos.

• Técnico em Enfermagem: O profissional que conclui o curso atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos de saúde - doença, atendendo as necessidades de saúde do paciente/cliente, família e comunidade em todas faixas etárias. Desenvolve ainda, ações para o autocuidado, segurança no trabalho e biossegurança, bem como ações de orientação e preparo do paciente para exames, curativos, administração de medicamentos e vacinas entre outros. Presta assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos em qualquer fase do ciclo vital, com interface multiprofissional, visão crítica e princípios éticos. Duração do Curso 4 módulos.

• Técnico em Eletrotécnica: Habilita profissionais aptos a instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Elabora projetos de instalações elétricas e de infra estrutura para sistemas de telecomunicações e edificações. Executa instalações e manutenção da iluminação e sinalização de segurança. Duração do Curso 4 módulos.

• Técnico em Eletrônica: O profissional executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos, executa procedimentos na gestão da produção de equipamentos eletrônicos. Duração do Curso 4 módulos.

• Técnico em Mecatrônica: é o profissional que atua no projeto, na execução e na instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza manutenção, medições e testes dessas máquinas, equipamentos e sistemas, conforme especificações técnicas. Opera equipamentos, utiliza softwares específicos e linguagens de programação adequadas. Organiza local de trabalho. Coordena, equipes e oferece treinamento operacional. Realiza manutenções preditiva, preventiva e corretiva, em conformidade com as normas técnicas e higiene, segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente. Programa e opera estas máquinas observando as normas de segurança. Duração do Curso 4 módulos.

• Técnico em Química: Este profissional atua no planejamento, na coordenação, na operação e controle dos processos industriais - laboratoriais, realiza amostragens, análises físico-químicas de microbiológicos, além de vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Duração do Curso 4 módulos.

3. Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio,
• Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio: oferecido na própria unidade escolar.
• Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio: oferecido na própria unidade escolar

4. Ensino Técnico integrado ao Ensino médio_ Etim-REDE - Programa VENCE
Oferecido em parceria com a Secretaria de Educação, que é responsável pelo desenvolvimento do currículo do Ensino Médio.
• Técnico em Logística integrado ao Ensino Médio
características: desenvolve competências e habilidades na formação de mão de obra, para o comércio, indústria e prestação de serviços, preparando planilhas de distribuição de produtos, redução dos seus custos de transporte e geográficos nos diversos tipos de modais.

• Técnico em Serviços Jurídicos integrados ao Ensino Médio
características: forma profissionais para atuar em escritórios de advocacia, empresas de maneira geral de pequeno, médio e grande porte, na área jurídica e ou administrativa.

5-EAD- Técnico em Administração Empresarial e Comércio
características: qualifica profissionalmente a mão de obra, através de curso semi - presencial, desenvolvido em plataforma de interatividade professor - aluno, mediante atividades de avaliação por provas modulares.

DELIBERAÇÃO
Deliberação CEE nº 120/2013, CEE N° 120/2014 como instrumento de acompanhamento pedagógico
Além da ficha de acompanhamento das avaliações, na qual o professor pode anotar todas as avaliações realizadas durante o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, a Etec utiliza a DELIBERAÇÃO 120/2014, modificada pela CEE N° 127/2014 como um instrumento importante para a orientação do aluno e seus pais no processo de melhoria da aprendizagem. Para facilitar ao docente o preenchimento da planilha de Deliberação, foi desenvolvido por professores da Etec; essa planilha que facilita o preenchimento e a entrega na Secretaria Acadêmica para conhecimento


Conheça mais a história sobre...

Nossa Escola

Prof. Rubens de Faria e Souza

escola
rubens

 

Desenvolvido por Helio Canavesi Filho